quarta-feira, março 29, 2006

Visto americano tem nova regra para renovação

Surge uma boa notícia aos turistas e estudantes que desejam renovar o visto americano. A partir de maio, eles estarão dispensados da entrevista para obter o documento. A idéia é que o novo procedimento reduza o tempo de espera pelo atendimento, mas não descarta a presença dos solicitantes no consulado de São Paulo.
Com uma média de 900 atendimentos por dia - 650 pela manhã, 200 à tarde e 50 em caráter de emergência -, a sede na capital paulista amplia seu atendimento e facilita a renovação do documento devido ao crescimento de 40% nos pedidos de visto, principalmente como conseqüência à queda do dólar. Além disso, a expedição de cerca de 300 mil vistos por ano, entre 1995 e 1999, com validade de 10 anos, deverá aumentar mais a demanda pela renovação.
Para esclarecer as novas regras e facilidades, o caderno Viagem conversou com o chefe da seção de vistos dos Estados Unidos, William Davies Sohier.

Confira os principais tópicos da entrevista:
Qual o objetivo da mudança? A idéia é aumentar e agilizar os atendimentos. Com a atual estrutura do consulado, é possível atender os solicitantes em cerca de duas horas. Mas, de acordo com Sohier, há casos de urgência em que é preciso receber mais pessoas por dia, causando esperas mais longas. É provável que a extinção da entrevista reduza o tempo do atendimento.
Como ficará a renovação dos vistos? O procedimento é o mesmo utilizado anteriormente. Entretanto, quem estiver renovando o visto de turismo ou de estudante, que expirou há, no máximo, um ano ou está perto de vencer, não precisará fazer a entrevista. Mas deverá ir ao consulado entregar documentos e ter as impressões digitais coletadas.
Como é feita a renovação de quem tem visto vencido há mais de um ano? O procedimento é igual ao dos requisitantes que estão fazendo a renovação do visto sem a necessidade de entrevista. Porém, é preciso levar os documentos exigidos pelo consulado e fazer uma entrevista.
O solicitante isento da entrevista poderá ser requisitado a conversar com algum agente consular? Sim. Caso os documentos entregues no consulado causem dúvidas aos agentes ou não comprovem vínculos suficientes com o Brasil, o solicitante poderá ser entrevistado.
Qual o tempo médio de espera para fazer o agendamento? Atualmente, quem deseja fazer o visto demora cerca de 50 dias para agendar a visita ao consulado.
Quem fez um visto recentemente e teve suas impressões digitais coletadas precisa ir a São Paulo para fazer a renovação de um visto de outra categoria? Sim. Para cada categoria de visto é necessário preencher novos formulários, levar novos documentos e coletar as impressões digitais.
É possível que Porto Alegre tenha um escritório consular para a emissão de vistos americanos? Há estudos de como atender melhor os clientes de cidades que não têm um escritório consular. De acordo com Sohier, autoridades de Washington já têm conhecimento sobre a intenção de abrir uma filial na Capital. Entretanto, não há medidas concretas para sua implantação.

2 Comments:

At 4:18 da tarde, Blogger Unknown said...

Tenho 62 anos e já estive nos Estados Unidos há cerca de 20 anos atrás. Gostaria de renovar meu visto para visitar amigos em outros estados americanos. Qual seria o primeiro passo? Gostaria que me orientassem a respeito.Obrigada.

Idalina Moreira -
Barão de Cocais-MG

 
At 7:56 da tarde, Blogger ferg said...

Oi, eu vou para os EUA com visto de turista que provavelmente só vai ser de 90 dias, eu queria ficar lá 6 meses e soube que da para renovar de lá mesmo para consguir mais 90. Você sabe como isso funciona?? O que eu posso fazer para conseguir??

 

Enviar um comentário

<< Home