terça-feira, março 28, 2006

Em Portugal, "DECO chumba 20 parques" de campismo

Um estudo sobre o funcionamento de 20 parques de campismo realizado pela DECO - Associação Portuguesa de Consumidores chumba a totalidade dos equipamentos visitados pelos seus colaboradores em vários pontos do país.
O estudo, que vai ser apresentado esta manhã e divulgado no próximo número da revista 'ProTeste', não deverá traduzir evolução positiva relativamente a uma iniciativa semelhante da mesma organização e divulgada em Junho de 2000, quando a totalidade de 16 parques visitados foi igualmente chumbada. Nenhum dos parques 'inspeccionados' pela DECO em 2000 'reúne as condições mínimas de segurança, o que prova haver muito caminho a percorrer até que possamos fazer campismo seguro', lia-se então na revista da organização, que escusou ontem adiantar detalhes sobre os novos dados.
De acordo com o que foi possível apurar, no entanto, na lista de parques visitados este ano incluem-se algumas infra-estruturas objecto do trabalho anterior...
Risco de incêndio e de propagação do fogo, devido à excessiva carga de combustível e proximidade de instalações, dificuldade de acesso de carros de bombeiros, inexistência ou insuficiência de meios de supressão (bocas de água e extintores) e graves problemas na evacuação foram exemplos então apontados, num quadro negro para parques propriedade de entidades privadas, associativas e até públicas." (A hiperligação foi acrescentada)

Nota: As Fontes relativas à regulação do campismo em Portugal podem ser consultadas na correspondente Página do Observatório Legislativo do Turismo da ESTIG/IPBeja.