quarta-feira, março 29, 2006

"União Europeia admite que até ao Verão exista acordo de 'céus abertos' com os EUA"

Segundo o pressTUR, "O vice-presidente da Comissão Europeia, Jacques Barrot, responsável pela política de Transportes, afirmou hoje que até ao Verão a União Europeia e os Estados Unidos cheguem a um acordo preliminar de 'céus abertos', ressalvando que depende de os norte-americanos levantarem as restrições à propriedade estrangeira das suas companhias aéreas.
Actualmente, o capital estrangeiro apenas pode ter 25% de uma companhia aérea dos EUA, mas desde Novembro último que as autoridades norte-americanas indicaram estarem a estudar uma flexibilização, permitindo que investidores estrangeiros tenham direito de voto em decisões sobre marketing, rotas e frota.
'Ainda esperamos uma informação sobre a flexibilização das regras de controle e propriedade 'as companhias aéreas norte-americanas', disse hoje Barrot.
Actualmente os Estados Unidos têm acordos de 'céus abertos' com 15 países europeus, entre eles Portugal, mas o Tribunal de Justiça Europeu em 2003 declarou estes acordos ilegais, por os benefícios previstos se restringirem às companhias dos países signatários e estarem vedados às restantes transportadoras comunitárias.
As rotas do Atlântico Norte representam o maior volume de tráfego intercontinental, com um total de 40 milhões de passageiros por ano, e o aeroporto londrino de Heathrow detém a maior fatia, com cerca de 40%.
As autoridades britânicas têm sido as mais reticentes à celebração de um acordo com os EUA a nível comunitário, o qual, segundo a Comissão Europeia, ao abrir o acesso a novas companhias, poderia gerar um acréscimo da ordem dos 17 milhões de passageiros e uma poupança de cinco mil milhões de dólares por ano para os clientes"