quarta-feira, março 22, 2006

Levantamento mostra 74 pontos de exploração de menores em Belém

BELÉM.
Em levantamento feito há cerca de dois anos, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) constatou a existência em Belém de 74 grandes pontos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Os locais praticamente atravessam a capital, indo da famosa feira do Ver-o-Peso, no bairro do Comércio, ao Entroncamento, na saída da cidade. Muda o tipo de prostituição, mas o perfil é quase sempre o mesmo. Pelo menos metade das mulheres é adolescente.
Local de grande visitação turística, o Ver-o-Rio, às margens da Baía do Guajará, é um dos novos pontos de prostituição infanto-juvenil. Garotas marcam presença toda noite, principalmente na Avenida Pedro Álvares Cabral. Outro ponto crítico de prostituição é o bairro do Comércio, com 13 locais de prostituição, segundo o relatório da Funpapa. O comércio do corpo pode ser notado em vários bares próximos da Praça da República, no Ver-o-Peso, nas praças do Relógio e Waldemar Henrique e na travessa Riachuelo. Próximo a Praça da República, no coração de Belém, podem ser encontrados os mais diversos tipos de prostituição.

Adolescentes fazem ponto a partir de 21h
Adolescentes de 13, 14 anos são vistas fazendo ponto a partir de 21h, na esquina de uma das avenidas mais movimentadas do Centro, a Assis de Vasconcelos. Nesses pontos, a incidência do turismo sexual é evidente, pois são áreas onde estão localizados diversos hotéis. O programa é barato. Vai de R$ 5 a R$ 20, no máximo.
Recentemente, a saída de Belém começou a se transformar num dos grandes pontos de prostituição. Conhecida como área do Entroncamento, é onde se verifica a maior incidência de prostituição infanto-juvenil. Há vários pontos identificados: Praça da Bíblia, início da rodovia BR-316 e em várias casas de shows, como o “Caldeirão do Alan”, notificado várias vezes por órgãos de fiscalização.
Nos últimos meses a prostituição envolvendo caminhoneiros na BR-316 aumentou significativamente com o crescimento de números de pequenos bares à saída de Belém. É o local onde praticamente todas as prostitutas são jovens. Acabar com essa rede não é tarefa fácil, pois envolve, além dos turistas, taxistas, pescadores, ambulantes, vigilantes e funcionários de empresas próximas aos pontos estão envolvidos na exploração sexual como clientes.

1 Comments:

At 10:15 da tarde, Blogger JCDN said...

como podermos denuncia um ponto de prostituiçao em belem do Para, nao sabermos em quem confiar.
mulheres formadas elas podem fazer o que eles quizerem mais crianças isso e inaceitavel, todo mundo ver o que acontecer ninguem faz nada.

 

Enviar um comentário

<< Home