Campanha paraense vai ser adotada em todo o País
Uma campanha criada e produzida totalmente no Pará contra a exploração sexual de crianças e adolescentes vai servir de modelo para todo o Brasil. Na última semana, o Ministério do Turismo anunciou que vai adotar nos demais Estados a campanha “Hotéis de portas fechadas para a exploração sexual”. O lançamento está marcado para 18 de maio, considerado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A campanha foi criada por uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PA), programa Jepiara, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús), com apoio da Câmara de Responsabilidade Social da Associação Comercial do Pará (ACP). Após o lançamento em Belém, a campanha foi apresentada em São Paulo pelo presidente da ABIH-PA, Carlos Freire, e a jornalista do Cedeca, Mileny Matos, que assessorou todo o trabalhou. As peças da campanha, cartazes, material para os hóspedes e displays para recepções, foram bem recebidas no encontro promovido pela Organização Mundial de Turismo.
A intenção é atingir os Estados por meio dos associados à ABIH nacional, encarregada de envolver todos os hotéis à entidade e de buscar parcerias de organizações de defesa dos direitos humanos para garantir a formação dos funcionários, a fim de torná-los aptos a identificar e prevenir situações de exploração sexual na rede hoteleira.
Em entrevista à Agência Unama de Notícias, Mileny Matos disse que o desafio a partir do lançamento é monitorar as ações propostas pela campanha. “Não basta só colocar o cartaz. É preciso saber se os funcionários estão adotando as posturas a serem assumidas”, explicou. Uma das ações da campanha é orientar funcionários em hotéis a reconhecer casos de exploração sexual e até mesmo barrar clientes que insistam em se proveitar sexualmente de adolescentes e até mesmo crianças. Uma outra frente da campanha que mobilizar os taxistas, para que não indiquem a turistas locais que exploram adolescentes na prostituição. No caso dos motoristas, o slogan da campanha é “Exploração sexual? Não conte comigo”.
A intenção é atingir os Estados por meio dos associados à ABIH nacional, encarregada de envolver todos os hotéis à entidade e de buscar parcerias de organizações de defesa dos direitos humanos para garantir a formação dos funcionários, a fim de torná-los aptos a identificar e prevenir situações de exploração sexual na rede hoteleira.
Em entrevista à Agência Unama de Notícias, Mileny Matos disse que o desafio a partir do lançamento é monitorar as ações propostas pela campanha. “Não basta só colocar o cartaz. É preciso saber se os funcionários estão adotando as posturas a serem assumidas”, explicou. Uma das ações da campanha é orientar funcionários em hotéis a reconhecer casos de exploração sexual e até mesmo barrar clientes que insistam em se proveitar sexualmente de adolescentes e até mesmo crianças. Uma outra frente da campanha que mobilizar os taxistas, para que não indiquem a turistas locais que exploram adolescentes na prostituição. No caso dos motoristas, o slogan da campanha é “Exploração sexual? Não conte comigo”.
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