terça-feira, janeiro 10, 2006

"Restaurantes: azeite já não pode ser servido em galheteiros"

Como recorda o PortugalDiário, "As mesas dos restaurantes portugueses vão deixar de ter os tradicionais galheteiros, já que passa a ser obrigatório servir o azeite em embalagens invioláveis, segundo uma portaria que entra quarta-feira em vigor.
'A tradicional utilização do galheteiro não só não contribui para a valorização [do azeite], uma vez que não permite ao consumidor identificar a origem do azeite, como se revela manifestamente inadequada em termos de higiene e segurança alimentar e de protecção da saúde dos consumidores', defende a portaria publicada há um ano em Diário da República.
O diploma estabelece que o azeite para tempero no prato disponibilizado em restaurantes ou unidades hoteleiras 'deve ser acondicionado em embalagens munidas de um sistema de abertura que perca a sua integridade após a primeira utilização e que não sejam passíveis de reutilização'.
Outra alternativa é as embalagens terem um sistema de protecção que não permita a sua reutilização depois de terminado o conteúdo inicial referido no rótulo.
Assim, o azeite pode ser apresentado ao consumidor em várias formas: ou em garrafas normais com uma tampa inviolável ou em unidoses, através de saquetas ou de garrafas pequenas." (As hiperligações foram acrescentadas)

Nota: cabe ainda referir que a Portaria nº 24/2005, de 11 de Janeiro de 2005, complementa o Decreto-Lei nº 16/2004, de 14 de Janeiro de 2004, o qual implementou em Portugal o regime constante do Regulamento (CE) n.° 1019/2002, da Comissão, de 13 de Junho de 2002, relativo às normas de comercialização do azeite.