terça-feira, janeiro 31, 2006

Em Angola, "Turismo prevê investir € 157 (USD 190) milhões"

De acordo com o Jornal de Angola, "O Ministério da Hotelaria e Turismo prevê implementar um programa de apoio ao sector privado para a construção de dois mil e 736 quartos, avaliado em 190 milhões e 988 mil e 641 dólares. Deste montante, 17 por cento virá de fundos próprios, enquanto o restante corresponde a financiamento externo.
Segundo o vice-ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Domingos Baptista, que prestou a informação, o país precisa de mais três mil e 500 quartos para fazer face à grande procura que se regista actualmente no sistema de alojamento.
Paulino Baptista realçou que o Ministério, como órgão de tutela das actividades hoteleiras e turísticas do país, está firmemente engajado na busca de melhores soluções para reduzir o défice.
Para o efeito, pretende apoiar o sector privado na construção de novas infra-estruturas e reabilitação de algumas degradadas, através de um programa denominado Apoio do Desenvolvimento do Sector Privado.
Falando num workshop sobre o 'Sistema de Investimento privado em Angola', Paulino Baptista frisou que o seu organismo está a trabalhar na captação de financiamentos, bem como na busca de parceiros externos para apoiar os empresários nacionais do sector privado no desenvolvimento dos seus projectos.
Com a paz que o país vive, o ministério quer incitar os operadores do sector a abrir pequenos estabelecimentos, de tipo rural, e serviços de restauração nos meios rurais, à beira das principais estradas do país. A ideia é de aumentar a capacidade de oferta de alojamento e restauração a nível nacional. O governante apontou, igualmente algumas áreas que podem ser aproveitas pelos investidores estrangeiros. São os casos da construção de um Centro Internacional de Convenções em Luanda, construção de escolas de formação hoteleira e turística, fornecimento de equipamentos de restaurante móveis e materiais de exploração hoteleira e turística."