quinta-feira, dezembro 22, 2005

"'Céu Único Europeu' alargado ao sudeste europeu à Noruega e à Islândia"

Como noticia a PressTur, "A Comissão Europeia e oito países do sudeste europeu chegaram a um acordo para o alargamento do 'Céu Único Europeu', numa negociação que inclui também a Noruega e a Islândia, para o alargamento de uma rede aérea europeia única.
Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Macedónia, Roménia, Sérvia e Montenegro e a Missão das Nações Unidas no Kosovo são os oito países envolvidos no processo, cujo acordo será assinado durante a presidência austríaca, entrando em funcionamento logo a seguir.
Segundo
Jacques Barrot, vice-presidente responsável pelos transportes, 'a abertura do espaço aéreo vai abrir novas oportunidades comerciais para a indústria aeronáutica, oferecendo às pessoas melhores condições para as suas deslocações'.
As negociações para o alargamento do 'Céu Único Europeu' tiveram início em Março deste ano, sendo que o acordo inclui a homogeneização dos regulamentos europeus em matéria de segurança, política de concorrência, políticas sociais e direitos do consumidor." (As hiperligações foram acrescentadas)
O correspondente Comunicado apenas está disponível, em texto integral, nas Línguas Francesa, Inglesa e Alemã.