quinta-feira, dezembro 22, 2005

"Avião angolano penhorado por Torres Vedras"

De acordo com o Diário de Notícias de hoje, "Um avião de passageiros dos transportes aéreos de Angola foi penhorado por ordem do Tribunal de Torres Vedras na terça-feira devido a uma dívida de 1,7 milhões de euros do Estado angolano a uma empresa local de exportação de frutas. A maior parte dos 259 passageiros que ficaram retidos em Lisboa embarcaram para Luanda às 1900 de ontem numa aeronave fretada à EuroAtlantic.
De acordo com uma fonte da TAAG (Linhas Aéreas de Angola), o avião que foi penhorado, e que ficou retido na noite de terça-feira no aeroporto da Portela, é um boeing 747 que se encontrava lotado. Os passageiros foram encaminhados para um hotel, tendo alguns preferido voltar para as suas casas." (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo pode ser lido na íntegra.

Actualização: a TSF Online noticia que "O Tribunal de Torres Vedras proferiu um despacho que restitui o avião penhorado terça-feira a uma empresa que reclama ser a proprietária do aparelho e que o terá fretado à companhia angolana TAAG.
Fonte da empresa Pomobel, Sociedade de Frutos do Oeste, que conseguiu terça-feira a penhora do Boeing 747, citada pela Agência Lusa, adianta que vai recorrer do despacho judicial proferido um dia a seguir à penhora. Os advogados da empresa estranharam a rapidez da decisão, que consideram ter sido tomada 'em tempo relâmpago'.
Os representantes legais, apesar de ainda não terem sido notificados da decisão judicial estão já a preparar-se para recorrer. 'Estranhamos que em poucas horas uma questão que não tem uma natureza urgente tivesse tido uma decisão judicial e vamos reagir', afirmou um dos advogados da empresa."