terça-feira, setembro 06, 2005

"Investimentos: Turismo quer reforçar Icep nos mercados emissores"

De acordo com um artigo da jornalista Gilda Sousa, publicado no Diário Económico de hoje, "As delegações do Icep devem ser reforçadas nos principais mercados emissores de turistas para Portugal, defendeu ontem Bernardo Trindade, o secretário de Estado do Turismo, numa altura em que o Icep analisa a reformulação da rede de delegados.
O tema é mesmo um dos dossiers prioritários de trabalho do secretário de Estado do Turismo até ao final do ano. 'Admito que o número de delegações possa ser repensado, mas tudo farei para que as alterações não venham a ter impacto nesses países', afirmou o responsável, num encontro com a imprensa. No turismo, os principais emissores são Espanha, Inglaterra e Alemanha.
Segundo Orlando Carrasco, presidente do Instituto do Turismo, 'só 25%, a 30% do tempo dos delegados do Icep é gasto com o turismo'. Bernardo Trindade suspeita que a quota seja inferior, o que leva a dizer que 'é preciso introduzir maior exigência' na ligação da rede externa ao turismo.
A lista de ‘dossiers’ prioritários do titular da pasta do turismo inclui ainda a questão da alternativa ao aeroporto da Portela para as companhias 'low-cost' e a aprovação de projectos de investimento bloqueados no litoral alentejano. Bernardo Trindade promete novidades antes do final do ano, sem avançar mais detalhes. Sobre o aeroporto, o responsável faz no entanto questão de lembrar que as 'low-cost' já representaram 18,5% dos turistas entrados no país em Junho, o equivalente a 150 mil passageiros." (As hiperligações foram acrescentadas)