segunda-feira, setembro 05, 2005

"Turismo: Portugal participa em reunião ibero-americana para reforçar relações"

O Diário Económico acaba de dar conta que "O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, desloca-se hoje a Espanha, onde se inicia a V Conferência Ibero-americana de ministros do Turismo, realizada todos os anos alternadamente em Espanha e na América Latina.
Num encontro com jornalistas hoje em Lisboa, Bernardo Trindade avançou a intenção de Portugal candidatar-se a organizar a conferência no próximo ano em que esta tenha lugar na Europa, ou seja, em 2007. 'Até agora, o Congresso Ibero-americano sempre esteve centrado em Espanha e nos países hispânicos', mas Portugal 'tem interesse em retirar o evento da esfera hispânica', afirmou o secretário de Estado do Turismo.
O Governo português está interessado em conseguir novos mercados para atingir o objectivo a que se propôs de aumentar o número de turistas, as receitas e a estadia média em Portugal. Além de Espanha, Brasil e Caraíbas existem alternativas de mercados na América Latina que podem interessar o sector português, adiantou.
A reunião dos ministros de Turismo na cidade espanhola de Zamora também vai permitir estreitar laços entre os responsáveis dos vários países, e trocar experiências sobre a forma como cada um está a organizar o sector, nomeadamente tendo em conta a evolução dos últimos anos.
Bernardo Trindade voltou a salientar a oportunidade de trocar ideias com Espanha, acerca da possibilidade de fazer prospecção conjunta para o destino ibérico (Portugal e Espanha) em países distantes como China ou Índia." (A hiperligação foi acrescentada)