sexta-feira, dezembro 15, 2006

"ARESP reage a acusações sobre fraudes na facturação"

De acordo com o Turisver, "A Associação de Restauração e Similares de Portugal emitiu um comunicado em que recorda a sua 'defesa da legalidade' e combate à evasão fiscal, e solicita uma reunião urgente com o Ministro das Finanças.
No comunicado, a ARESP afirma estar 'consciente que os justos não podem pagar pelos pecadores, e que o bom nome das empresas responsáveis, bem como do nosso sector de actividade, não devem ser minimamente beliscados, por eventuais práticas de concorrência desleal'. Recorde-se que esta semana foi noticiado que algumas empresas vendedoras de software de facturação para restaurantes estariam a fornecer programas adulterados, no sentido de reduzir a facturação declarada em relação à real.
A ARESP recorda ainda a 'plena crise económica' actual, 'em que as nossas empresas se esforçam para, através de avultados investimentos, serem líderes europeias na qualidade dos serviços prestados'. Assim, a associação reclama 'urgentemente' uma reforma da 'confusa legislação fiscal', e a excessiva carga fiscal, 'que retira competitividade às nossas empresas', e recorda também as suas propostas de redução do IVA para valores concorrenciais com Espanha, e de aplicação de um único valor fiscal fixo, anual, através do cálculo dos índices sectoriais. Em conclusão, a associação solicita urgentemente uma reunião com o Ministro das Finanças, para 'clarificar e promover, em definitivo, as nossas propostas'." (As hiperligações foram acrescentadas)