domingo, março 19, 2006

Em Lisboa, "Condições melhoram para turistas de cruzeiros"

Nos termos de um artigo da jornalista Diana Ralha, constante da edição de hoje do Público, "A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Associação Turismo de Lisboa (ATL) vão assinar, na próxima quarta-feira, um protocolo para melhorar a qualidade da recepção aos turistas que chegam à cidade pelo terminal da Rocha do Conde de Óbidos.
O protocolo prevê desde logo a criação de um serviço informativo de qualidade no terminal de passageiros, através da colocação de suportes de decoração que dêem as boas-vindas aos turistas e os encaminhem para o atendimento proporcionado pela ATL.
O documento, ao qual o PÚBLICO teve acesso, prevê igualmente a criação, pela APL, de uma praça específica para os aderentes ao sistema Táxi Voucher, junto ao mesmo terminal.
Para Fontão de Carvalho, presidente da ATL e vice-presidente da Câmara de Lisboa, 'este protocolo é apenas um primeiro passo para uma colaboração mais vasta e de extrema importância para o turismo de Lisboa, que queremos aprofundar a vários níveis'.
O vice-presidente da autarquia considera que o turismo de cruzeiros é um produto importante para a cidade mas reconhece que as condições actuais de recepção destes visitantes 'é extremamente precária e pouco digna de um destino turístico de qualidade como queremos ser em todos os segmentos'. 'O nosso desejo é que, finalmente, se comecem a criar as condições para se encarar o estuário do Tejo como um magnífico recurso turístico, passível de ser aproveitado nas suas múltiplas vertentes. É, sobretudo, hora de deixar de considerar o rio como um pano de fundo para a cidade de Lisboa e aproximá-lo mais das pessoas: dos residentes e daqueles que nos visitam', considera Fontão de Carvalho, que lembra que, em 2005, os cruzeiros tiveram um aumento de 25 por cento no número de passageiros em turnaround - aqueles que podem pernoitar em Lisboa -, ultrapassando os 44 mil.
Em Janeiro deste ano, o Porto de Lisboa recebeu três navios de cruzeiros, com 3.144 passageiros, oito dos quais terminaram o passeio na capital portuguesa - o que representa um aumento de 65,9 por cento no número de passageiros em trânsito.
Fontão de Carvalho lembra ainda que a APL está a desenvolver um projecto que visa a construção de um terminal de cruzeiros junto à parte histórica da cidade, uma reivindicação do Porto de Lisboa que o autarca espera que se concretize o mais rapidamente possível." (As hiperligações foram acrescentadas)