"TAP propõe comprar participação na Varig com entrega de aviões"
No início da noite de ontem, o Diário Económico noticiou que "A TAP e um grupo de investidores propuseram à Varig comprar os aviões que esta usa em leasing, e integrá-los transportadora brasileira em troca de uma participação no capital, revelou hoje o administrador financeiro da empresa portuguesa.
Michael Conolly, que falava à margem de um encontro com a imprensa, disse que o valor dos aviões da Varig corresponde a 80% a 90% do valor global da transportadora.
Conolly não revelou a identidade dos investidores nem adiantou que percentagem do capital da Varig estes receberiam em troca dos referidos activos. 'A Varig tem que ser dona da sua própria frota', para que o processo de reestruturação tenha sucesso, afirmou. No final, 'a ideia é que a TAP fique com uma participação de 20% da Varig'.
A lei brasileira limita a um quinto do capital social a participação de empresas estrangeiras em transportadoras aéreas.
A Varig, maior transportadora aérea da América Latina, está ultimar o plano de recuperação da empresa, que visa diminuir o seu endividamento, estimado actualmente em 4 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de dólares). O plano final deverá ser apresentado pela empresa aos credores a 31 de Janeiro.
Todos os 77 aviões operados pela Varig foram adquiridos em regime de Leasing. Esta semana, a empresa afirmou ter liquidado 56 milhões de dólares de pagamentos em atraso às empresas de leasing.
A transportadora brasileira tem vindo a liquidar activos para melhorar a sua situação financeira."
Michael Conolly, que falava à margem de um encontro com a imprensa, disse que o valor dos aviões da Varig corresponde a 80% a 90% do valor global da transportadora.
Conolly não revelou a identidade dos investidores nem adiantou que percentagem do capital da Varig estes receberiam em troca dos referidos activos. 'A Varig tem que ser dona da sua própria frota', para que o processo de reestruturação tenha sucesso, afirmou. No final, 'a ideia é que a TAP fique com uma participação de 20% da Varig'.
A lei brasileira limita a um quinto do capital social a participação de empresas estrangeiras em transportadoras aéreas.
A Varig, maior transportadora aérea da América Latina, está ultimar o plano de recuperação da empresa, que visa diminuir o seu endividamento, estimado actualmente em 4 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de dólares). O plano final deverá ser apresentado pela empresa aos credores a 31 de Janeiro.
Todos os 77 aviões operados pela Varig foram adquiridos em regime de Leasing. Esta semana, a empresa afirmou ter liquidado 56 milhões de dólares de pagamentos em atraso às empresas de leasing.
A transportadora brasileira tem vindo a liquidar activos para melhorar a sua situação financeira."
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