quarta-feira, dezembro 14, 2005

"França luta pela baixa do IVA na Restauração e Bebidas"

O Opção Turismo noticia que "Nos próximos dias 15 e 16, aquando da Cimeira de Presidentes da União Europeia, em Bruxelas, e segundo um comunicado da ARESP, o presidente francês Jaques Chirac, irá exigir a todos os parceiros comunitários a baixa da taxa do IVA para 5,5% para o Sector da Restauração e Bebidas no seu país, que actualmente se encontra nos 19,6%.
Desde 2002 que a oposição da Alemanha tem arrastado esta decisão, uma vez que tem de ser votada por unanimidade. A Alemanha, país emissor de turistas, não partilha das preocupações dos países do Sul da Europa, onde esta actividade tem um peso fundamental no desenvolvimento económico, uma vez que são países receptores de turismo.
As empresas portuguesas do sector da Restauração e Bebidas, têm as mesmas preocupações das congéneres francesas. Ou sejam: Concorrência desleal da vizinha Espanha com IVA a 7%; Concorrência desleal dos novos destinos turísticos emergentes; Prestação de serviços de qualidade, higiene e segurança alimentar, em defesa da saúde pública; e, Prestação de serviços de solidariedade social e apoio aos mais necessitados." (A hiperligação foi acrescentada)