sexta-feira, novembro 04, 2005

"Lista negra da aviação só em 2006"

De acordo com a Turisver, "O ministro francês dos Transportes, Dominique Perben, considerou que não será possível elaborar a lista negra comum da UE, relativa às companhias que não cumprem os critérios de segurança, antes de 2006.
O ministro explicou que 'um determinado número de países' estão reticentes devido à 'falta de uma autoridade europeia independente, havendo o risco de manipulação', uma vez que qualquer país a poderia utilizar 'para matar uma companhia'.
Dominique Perben, que por seu lado se mostra a favor de uma identificação europeia das companhias que se sabe não cumprirem com as normas de segurança, recordou que a UE está a trabalhar para definir os critérios de segurança comum para as transportadoras de outros países que queiram entrar no espaço aéreo europeu.
De relembrar que a França, apresentou no passado dia 29 de Agosto, a sua lista onde figuravam cinco companhias proibidas: a norte coreana Air Koryo, a americana Air Saint Thomas, a liberiana International Air Services, a camaronesa Cameroon Airlines, a tailandesa Phuket Airlines e a moçambicana LAM." (A hiperligação foi acrescentada)