sexta-feira, agosto 12, 2005

"Direitos: Menos queixas das agências"

O Turismo e as Viagens são o Tema de hoje no Diário de Notícias. Assim, aí encontramos também um breve texto dedicado aos direitos dos turistas, sobretudo diante das agências de viagens:
"Reclamações
Este ano há poucas queixas em relação a viagens organizadas, segundo a Deco. E o responsável do Clube 1840, uma das operadoras que tiveram problemas em 2004, diz que isso se deve à renovação da frota. Agora têm Airbus 310 e Boeing 767.
Responsabilidade
A agência é totalmente responsável perante si, mesmo que envolva os serviços de terceiros. Tem de assegurar o repatriamento ou a continuação da viagem até ao destino, caso surjam problemas. Se o hotel não corresponde ao previsto, pode-se exigir outro, uma indemnização ou repatriamento. Há sempre o Livro de Reclamações.
Bagagem
Em caso de extravio, perda ou destruição da bagagem, deve reclamar, por escrito e no local, num prazo de três dias. Tem direito a ser indemnizado em 20 dólares por cada quilo de bagagem, com a excepção dos casos em que declarou os valores transportados ou tem seguro. No momento da reclamação, e sem prejuízo da sua indemnização, o consumidor deverá receber 100 dólares ou um kit de viagem (objectos básicos). Em caso de atraso na entrega da mala, tem 14 dias para reclamar.
Cartões
Em caso de extravio ou furto do cartão, o consumidor deve informar de imediato a entidade emissora. Se há diferendo, nomeadamente se este acontecer após a notificação do desaparecimento do cartão, o ónus da prova cabe à entidade emissora, que terá de provar quando e como a operação foi realizada.".