terça-feira, fevereiro 07, 2006

Empresa aérea "nanica" desbanca TAM, Varig e Gol em janeiro

As tradicionais linhas aéreas brasileiras perderam espaço em janeiro deste ano para a novata BRA. A companhia, que começou a oferecer vôos regulares apenas no ano passado, detém 6,23% do mercado nacional, segundo informações do Departamento de Aviação Civil, (DAC).
A TAM continua com ampla vantagem na liderança em vôos nacionais, com 44,66% no mês passado, mas também apresentou redução. O índice chegou a 46,14% em dezembro de 2005. A Gol aparece em seguida, com 26,79% dos passageiros aéreos dentro do Brasil em janeiro, contra 29,79% no mês anterior. A Varig, que enfrenta grave crise financeira, foi a que perdeu mais participação no mercado de aviação doméstica, ficando com 19,96% do total de passageiros transportados dentro do país no mês. Em dezembro do ano passado, a companhia transportava quase 22% e, em janeiro de 2005, cerca de 28%.
O número de passageiros transportados nas rotas nacionais por todas as companhias aéreas cresceu 21% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Nas rotas internacionais, a Varig ficou em janeiro com 72,13% do mercado, seguida por TAM, com 22,14%, Gol com 3,61% e BRA, com 1,93%. (Fonte: Reuters)