quarta-feira, dezembro 28, 2005

Em Portugal, "Viagens aumentam 50%" em 2004

O Diário de Notícias de hoje refere que "Perto de um milhão de portugueses gozou as férias fora do país, em 2004. Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que o número de deslocações para o estrangeiro, por motivos de lazer, recreio ou férias, aumentou cerca de 50% face ao ano anterior.
Só que, entre as 974 mil pessoas que, no Verão de 2004, fizeram as malas e apanharam o avião, a esmagadora maioria não foi muito longe. Espanha permanece como o principal destino turístico dos portugueses, embora com uma forte redução, passando de 73% do número de viagens, em 2003, para cerca de 52%. O Reino Unido passou a ser o segundo país mais visitado (7,8%), destronando a França (6,8%). Mas as viagens para fora da União Europeia (UE) foram aquelas que mais aumentaram. Apesar de representarem apenas um quarto do total da procura, registaram, no último ano, um crescimento superior a 90%. Enquanto 735 mil pessoas se deslocaram para países membros da UE, 634 mil optaram por outros destinos.
Quem durante o período de férias ou de lazer ficou por cá preferiu o Algarve 30,5% das dormidas fora da residência habitual registaram-se naquela região. O alojamento privado continuou a ser o meio mais utilizado (71% das dormidas), seguindo-se os hotéis (23%)." (A hiperligação foi acrescentada)

Actualização - o Jornal de Notícias adianta que "Os portugueses viajaram mais no Verão face a igual período de 2004, com 30,1% da população a realizar deslocações turísticas, mais 1,3 pontos percentuais que um ano antes, anunciou hoje o INE.
A informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que nos meses de Julho, Agosto e Setembro 30,1% da população com 15 anos ou mais realizou viagens turísticas. Nestes meses foram efectuadas 4,5 milhões de viagens pelos residentes em Portugal, mais 1,1% que em período homólogo do ano passado.
As viagens ao estrangeiro não ultrapassaram 12,7% do total de deslocações no trimestre, com 79,5% a terem como motivo férias."
Este artigo está acessível em texto integral.