quarta-feira, outubro 19, 2005

"Europa enfrenta a competição de novos mercados"

A Turisver noticia que "O primeiro congresso da Comissão Europeia de Turismo – CET, decorreu no dia 17 de Outubro com as conclusões apresentadas a incidirem na competição crescente dos novos mercados face ao mercado europeu.Para competir com o Brasil, China ou Rússia, novos mercados emergentes no turismo mundial, a Europa necessita de estratégias de comercialização a nível comunitário e apostar nas novas tecnologias. Esta foi uma das conclusões retiradas do congresso que junta as oficinas nacionais de turismo de 33 países, entre os quais Portugal.
Representando 10 por cento do PIB europeu e um mercado de 421 milhões de clientes por ano, os peritos vêem com preocupação as grandes correntes de turismo centrarem-se cada vez mais noutros continentes, temendo uma diminuição da participação europeia no mercado.
Para combater esta possível descida face aos restantes mercados, a CET considera que o futuro do turismo europeu passa pela gestão de culturas entre países, formação adequada dos profissionais de turismo e pela aposta nas novas tecnologias de informação e comercialização electrónica como estratégias de grande importância para o desenvolvimento sustentável do turismo na Europa.
Os participantes do congresso opinaram ainda que o turismo, que representa 12 por cento da mão de obra europeia, está em condições de se converter no motor de crescimento económico continental, podendo assim cumprir os objectivos da Conferência de Lisboa, em que a Europa se propõe chegar a 2010 como o espaço económico mais dinâmico do mundo." (As hiperligações foram acrescentadas)