quarta-feira, outubro 19, 2005

"Passaporte com foto digitalizada para entrar EUA sem visto"

O Diário Económico de hoje informa que "Os titulares dos passaportes portugueses e dos restantes 26 países incluídos do Programa norte-americano de Isenção de Visto (Visa Waiver Program) terão de ter, a partir de 26 de Outubro, fotografia digitalizada para beneficiar deste regime. Esta exigência de fotografia digitalizada após 26 de Outubro nos passaportes dos 27 países incluídos no Visa Waiver Program foi anunciada em 15 de Junho deste ano por Michael Chertoff, responsável pelo Departamento de Segurança Interna, e insere-se no pacote de medidas antiterrorismo que têm vindo a ser tomadas pelos Estados Unidos desde os atentados de Setembro de 2001.
Uma fonte da Embaixada de Portugal em Washington disse que os passaportes portugueses modernos cumprem já esse requisito das autoridades norte-americanas, dispondo de uma fotografia impressa na página e não colada.
Ao anunciar esta medida em Junho, Michael Chertoff adiantou também que os passaportes dos 27 países incluídos no Visa Waiver Program emitidos a partir de 26 de Outubro de 2006 terão de dispor de dados biométricos dos titulares para lhes garantir a entrada sem visto nos Estados Unidos.
Os passaportes emitidos antes daquela data continuarão, contudo, a garantir a entrada nos Estados Unidos sem visto desde que sejam de leitura óptica e a foto do titular seja digitalizada." (As hiperligações foram acrescentadas)