terça-feira, outubro 18, 2005

Consórcio Intermunicipal terá de esperar Alckmin

DIÁRIO DO GRANDE ABC - POLÍTICA
Arthur Lopez

Com cinco dos sete prefeitos da região, a reunião do Consórcio Intermunicipal realizada segunda-feira serviu para que o secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, oficializasse a realização da 9ª Jornada de Desenvolvimento do Turismo em São Bernardo, na sexta-feira e no sábado. Da pauta do encontro, foi encaminhada apenas a decisão de contratar um escritório de advogados para defender o Consórcio nas questões relativas ao ISS (Imposto Sobre Serviços), que pode ocorrer ainda esta semana.
A maioria dos pontos que deveriam ser discutidos ficou na pendência de uma audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que está com a agenda cheia, mas pode marcar um horário para os prefeitos da região até sexta-feira.
Dependem do governo estadual as questões relativas à manutenção dos piscinões e a obtenção da licença ambiental para dar prosseguimento ao projeto do Rodoanel.

Evento – Segundo Longo, o encerramento das Jornadas de Desenvolvimento do Turismo (aconteceram oito etapas em diferentes regiões do Estado) vai se realizar em São Bernardo atendendo a um pedido dos prefeitos do Grande ABC. O evento deve contar com as presenças do ministro de Turismo, Walfrido dos Mares Guia, do governador Geraldo Alckmin e dos prefeitos das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. "Vamos concluir o programa das jornadas fazendo um diagnóstico e ainda apresentar resultados e produtos identificados com suas potencialidades desenvolvidas", adianta o secretário.
Os prefeitos – faltaram José de Filippi (PT-Diadema) e Diniz Lopes (PL-Mauá) – decidiram adiar a discussão sobre o destino dos resíduos sólidos. De acordo com William Dib (PSB-São Bernardo), "por faltar ainda dados técnicos para apresentação do projeto".