quarta-feira, maio 04, 2005

Um panorama do turismo no Brasil

Foi lançado recentemente pela Editora Roca, com 968 páginas o livro Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro do editor Luiz Gonzaga Godoi Trigo e co-editores Alexandre Panosso Netto, Mariana Aldrigui Carvalho e Paulo dos Santos Pires. A obra contou com 72 colaboradores e especialistas da área e tem 60 capítulos divididos em 7 tópicos. O livro mostra que o setor tem fôlego de sobra para crescer nos próximos anos e traça um cenário otimista para o futuro, mas avisa que para isso é necessário que o País invista em melhoria de infra-estrutura e na qualidade dos serviços oferecidos.

Os tópicos abragem assuntos como: Lugares e momentos turísticos; a formação do profissional da área; a segmentação turística como as possibilidades de explorar determinados nichos como a terceira idade ou o turismo religioso; turismo em cavernas; turismo e meio ambiente; transportes e agenciamento dentre outros.

Alguns artigos contam com ilustrações e tabelas explicativas e indicam alguns sites o que facilita a pesquisa. É uma obra eclética recomendada tanto para especialistas quanto para leigos.

(Fonte: O Estado de São Paulo de 03/05/2005, Caderno Viagem&Aventura V11, com adaptações).