segunda-feira, julho 17, 2006

"Bruxelas 'ataca' tarifas escondidas nas passagens de avião"

Como dá conta um artigo de Eva Gaspar no Jornal de Negócios, "A Comissão Europeia prepara-se para obrigar as companhias aéreas a publicitar os preços que são efectivamente cobrados nas passagens de avião.
A iniciativa de Bruxelas, que será amanhã apresentada pelo comissário dos Transportes Jacques Barrot, visa, em particular, pôr um ponto final à estratégia publicitária que tem sido seguida por muitas companhias, em especial as 'low cost', que anunciam preços muito competitivos, 'escondendo', no entanto, o valor de várias taxas - aeroportuárias, combustível e de bagagem, por exemplo – que muitas vezes acabam por fazer duplicar o montante que é divulgado junto dos consumidores. O objectivo é estabelecer um conjunto de regras aplicável nos países da União Europeia que garanta que os preços das passagens aéreas são anunciados de forma transparente e comparável.
A proposta, que se insere na nova lógica da Comissão Europeia de dar prioridade a temas que afectam o dia-a-dia dos europeus, deverá ainda pressionar as companhias a acabar com a política de cobrar preços diferentes para a mesma passagem em função do país de residência do comprador.
De acordo com o 'Financial Times', que cita o projecto de proposta que deverá amanhã ser aprovado em colégio de comissários, a intervenção de Bruxelas arrisca-se a desencadear uma reacção adversa do sector que tenderá a acusar a Comissão Europeia de se imiscuir nas suas estratégias comerciais. Ainda assim, o diário britânico cita um responsável da EasyJet que diz 'compreender por que a Comissão está preocupada com a falta de transparência nos preços' da aviação comercial."

1 Comments:

At 9:48 da tarde, Blogger Unknown said...

quanto uma passagem pra belgica

 

Enviar um comentário

<< Home